quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A Teoria do Design Inteligente

O Design Inteligente

Olá leitores!, sou Filipe Elias e neste texto vou explorar a teoria do Design inteligente. Peço desculpas pela falta de atualização do blog.
  Essa semana inteira eu fiquei pesquisando e estudando sobre essa tal teoria e achei bastante interessante ao ponto de querer compartilhar com vocês, e incentiva-los a pesquisar mais sobre tal assunto
. Para entender melhor a teoria, vamos fazer o seguinte raciocínio: 
 Analise este bolo de chocolate
(teoria do Design inteligente)  Bem, um padeiro pegou ovos,  farinha, manteiga, chocolate em pó, misturou, fez a massa com fermento, depois o recheio com a manteiga e o chocolate em pó depois levou ao forno, deixou á uma certa temperatura por um certo tempo, depois decorou o bolo com morango e baunilha, pronto! eis o bolo.
(Naturalismo, Acaso, Causas Naturais, Etc...)      
      Um caminhão carregando farinha e chocolate em pó se chocou com um carregando manteiga e veio outro carregando ovos e fermento, então deslizando na manteiga, derramou os ovos e fermento por cima da manteira, do chocolate e da farinha, e então veio um vento misturou tudo logo em seguida os caminhões pegaram fogo e então esquentando tudo e apagando na hora certa, eis o bolo. 
Você pode identificar um Design Inteligente.
Vejam as imagens:
 Uma é causa natural e a outra é design inteligente, você sabe dizer qual é qual?










 Então, o mesmo questionamento foi feito sobre a origem do universo e complexidade da vida.
Questionamentos como:

     Se nem o próprio homem consegue criar algo potencialmente igual ou criar uma cópia exata do seu próprio cérebro, por que eu iria pensar que causas naturais fizessem o mesmo?





A Teoria
Dr. Phillip E. Johnson
Em 1993 o professor Phillip E. Johnson convidou um grupo de cientistas e filósofos a fim de questionar uma ideia que tem dominado a ciência por 150 anos, as ideias de Charles Darwin, os questionamentos e argumentos são válidos, a teoria é simples, ela se baseia em algumas premissas e pontos: “Somente causas inteligentes são necessárias para explicar as complexas e ricas estruturas da biologia” Pondo em prova a ideia Darwiniana que a complexidade da vida é obra do acaso ou coincidência.
. De onde viemos? Como chegamos até aqui? Será que existe um plano para a existência da vida? Ou foi o acaso e necessidade?
Charles Darwin ao observar os pássaros percebeu que em
uma mesma espécie de pássaro (tentilhão) existia vários bicos diferentes, uns mais longos, outros mais curtos e em
Tentilhão
outros padrões, formulando a seleção natural, que é praticamente explicar o projeto sem um projetista. Porém tem um problema, tem-se o bico do tentilhão e tem-se o próprio tentilhão, uma pequena mudança na forma do bico versus a origem do próprio organismo.


Falando em origem do organismo, vamos falar das células, a parte básica da vida, no século IX(19) os cientistas pensavam que a célula era uma simples bolha, como um pedacinho de gelatina que não era difícil de explicar, hoje em dia com a nossa tecnologia descobrimos mundos microscópios. Em nosso próprio organismo existem bi..bi... bilhões de máquinas como essa de tal complexidade que nem Charles Darwin poderia imaginar. Há inúmeras máquinas moleculares no corpo humano para desenvolver cada função, audiçãovisãoolfatopaladartatocoagulação do sangueação de respirar e reações imunológicas. E ao observarmos essas máquinas nos perguntamos: de onde elas vieram? E a teoria do acaso acaba se tornando insatisfatória. Para justificar o que acabei de falar, siga a linha de  raciocínio abaixo.
E este relógio?
você diria que causado por causas naturais
 ou é um Design Inteligente?
 Complexidade irredutível.
... um único sistema que é composto de várias partes interativas e de onde a retirada de qualquer das partes faz com que o sistema deixe de funcionar .”  Michael Behe
 Para entender a complexidade irredutível vou usar o exemplo da ratoeira.
Uma ratoeira consiste de vários pedaços integrantes,a base, o pegador, a mola e o martelo - partes que precisam estar no lugar para que a ratoeira funcione. A remoção de qualquer um dos pedaços destrói a função da ratoeira.
Esse raciocínio justifica essa frase:
 "Ou a célula surgiu pronta ou jamais teria existido" Michael Behe
Flagelo bacteriano
  Observe a imagem e vejam como a estrutura de uma simples bactéria é tão complexa, são motores que fazem o flagelo girar em uma velocidade incrível.  A seleção natural não poderia criar sistemas irredutivelmente complexos, porque a função seletiva só está presente quando todas as partes estão montadas juntas. Nessa estrutura podemos observar um gorro, filamento, junção, gancho, a membrana externa, espaço peri-plasmático, membrana interna, um rotor, aparato, bainha, anel L e P e chave reguladora.
                                    
Agora que você tem uma noção da teoria, vem a pergunta principal: e você? surgiu por causas naturais ou você é um projeto inteligente?

.Ajuste fino
   Bem, agora raciocine comigo, há milhares de parâmetros que ajustados o mínimo que seja a vida seria impossível, se a terra estivessem pouco mais próximo ou um pouco mais distante do sol seria quente ou frio demais, se a massa da Terra e a velocidade que ela gira fosse diferente haveria muitíssima ou pouquíssima atmosfera todos esses parâmetros envolvem um equilíbrio incrivelmente delicado, como se tudo que sabemos fosse projetado.

Falamos tanto do projeto, mas quem é o projetista?   

Opinião do autor

   Olá pessoal, aqui é o Filipe e vou deixar a minha opinião sobre o assunto abordado no meu texto.
Bem, em primeiro lugar quero deixar claro que sou um defensor do Design inteligente, mas não sou como os criadores pioneiros da teoria por que como eles querem que seja aprovada como teoria científica e como uma forma alternativa á evolução que possa ser ensinadas como verdade nas escolas eles praticamente ocultam Deus, e SIM, os críticos podem dizer que é um tipo de criacionismo por que é. Eu queria que essa teoria fosse ensinada nas escolas e indo diretamente ao ponto que é Deus, o projetista. Os criadores evitam identificar o agente e não afirmam que Deus é o criador e de certa forma com razão, pois no meio em que estão não podem citar nenhuma interferência sobrenatural, assim eles conseguem colocar a teoria pra competir com a evolução e ser uma alternativa filosófica e científica, mas já que eu não sou cientista eu estou livre pra dizer que o projetista SIM é Deus.

Na minha visão a teoria sustenta as seguintes verdades Bíblica:
Gênesis.1:1 - No começo Deus Criou os céus e a terra. (Universo)
Design inteligente: Tudo que começa a existir e é Físico tem uma causa, o universo começou a existir e é físico portanto o universo tem uma causa .(causa externa)
Vemos claramente nesse versículo que Deus se declara o criador do universo.
Os primeiros tipos de vida pós criação do universo:
Gênesis 1:11 - Em seguida ele disse: - que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores deem frutas. E Deus viu que era bom.
Gênesis 1:20 - E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento. 
Gênesis 1:24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais doméstico répteis e animais selvagem...
Design Inteligente: "Ou a célula surgiu pronta ou jamais teria existido."

O big- bang e a evolução
Não tem como eu falar de origem no universo e a vida sem mencionar o big-bang e a evolução (Para saber melhor minha opinião)
A teoria do big-bang só é teoria, pois não se pode provar, pois não existe um laboratório do tamanho do universo para se testar e não é científica, pois não se pode observar nem testar. A mesma coisa é a teoria da evolução, ela é teoria há 150 anos e ninguém conseguiu comprová-la, pois não se pode testar em laboratório e não se pode observar e não se encontrou o elo perdido entre o homem e espécies de macacos. 
Creio que uma lei seja mais importante que uma teoria, vou citar a segunda lei da Termodinâmica, a Entropia que diz: A medida em que o tempo passa o universo se torna menos ordenado, e seguem em direção da ordem para desordem, o que vemos na teoria do big-bang é uma explosão que gera ordem e seres organizados como nós, isso é piada né? Com certeza Deus é a opção mais lógica, Não há exemplos de explosões que causam um aumento de ordem nem mesmo de estrelas e planetas, explosões causam degeneração espontânea. A mesma coisa a teoria da evolução, ocorre um aumento de ordem e contradiz uma lei. O big-bang e a evolução são os dogmas do ateísmo moderno, pois eles têm isso como se fossem fundamentos, como se fosse suas bíblias.  O problema é que temos duas teorias que não são científicas, não são provadas e contradizem uma LEI já provada, ou seja, haja fé pra acreditar nisso, haja fé.
Possível refutação
1)A segunda lei da termodinâmica aplica-se a sistemas fechados somente. Se esse argumento fosse verdadeiro, seres vivos não conseguiriam crescer, já que isso também seria uma diminuição da entropia. 2)e já existem provas da evolução, existem pessoas que já não crescem em suas bocas o dente do siso já que não precisamos dele pra mastigar.
Resposta
Crescer? Isso pra você é evolução? Quando a pessoa "cresce" ela está ficando mais velha ou mais nova? Está caminhando pra vida ou pra morte? Esta caminhando pra ordem ou pra desordem?
2)? Então quer dizer que uma pessoa que nasce com três pernas e quatro braços, eu posso dizer que ela é mais evoluída? E uma pessoa que nasce sem as pernas e sem os braços? posso dizer que ela não é evoluída?  




Texto totalmente original de Filipe Elias